2016 Coringa smGotham Country vivia dias difíceis após a morte de Batman, pelo menos era o que se imaginava, que aquele corpo cremado vestindo o uniforme do Cavaleiro das Trevas era o de Bruce Wayne. Esse fato provocou um aumento desenfreado na criminalidade, a ponto de os meliantes assumirem postos chaves no governo.
Pinguim já havia ocupado o posto de presidente por dois mandatos e havia feito de Hera Venenosa sua sucessora. E após um primeiro mandato onde ela deu prosseguimento às diretrizes do governo de seu mentor Pinguim, o segundo mandato sofria de crises sucessivas, externas e internas.
Escândalos de corrupção e roubos aos cofres públicos foram sendo descobertos ainda no final do mandato de Pinguim, que habilmente conseguiu contornar como pôde. Mas a situação chegou a um ponto que não havia mais como segurar as ações da Liga da Justiça. Grampos telefônicos, investigações várias e delações de criminosos pegos com a mão na botija levaram o governo de Hera ao caos total. Sua base de aliados foi se esfacelando, diversos líderes do governo agora estavam cumprindo pena na cadeia, a devassa atingia também líderes de outros partidos, parecia estar chegando o momento de um lava jato na política de Gotham Country.
O Comissário Gordon em dupla com o promotor público realizava prisões várias, e conduzia personagens de destaque em conduções coercitivas aumentando o cerco aos infratores. Era questão de tempo.
Até que o que parecia distante e improvável aconteceu, o movimento pró impeachment de Hera Venenosa tornou realidade a provável queda do governo. Coringa, agora presidente da Câmara, conduziu o processo mesmo tendo acusações de ter conta no exterior e de ter mentido no Parlamento.
Coringa acolheu o pedido e criou uma comissão especial para analisa-lo e submetê-lo ao plenário da Câmara que decidiu dar continuidade ao processo levando agora o caso ao Senado, que por maioria simples deve referendar ou não a decisão do plenário da Câmara.
O presidente do Senado, Charada, tem agora a função de presidir a comissão especial da casa composta de 21 parlamentares que irá analisar o caso. Se essa comissão referendar, Hera será afastada por 180 dias e o vice-presidente, Duas Caras, assume interinamente. Neste momento, o processo segue para o Senado onde, por maioria simples, é decidido o impedimento da presidente em prosseguir no cargo.
Enquanto a presidente e aliados chamam este processo de golpe, a oposição ao governo lembra o impeachment de um outro presidente, que seguiu dentro do que dita a Constituição e que teve o apoio deste mesmo grupo que se encontra no poder. Inclusive, este presidente deposto foi chamado para compor e apoiar o governo de Pinguim e Hera.
Ou seja, a história é cíclica e contínua, os que faziam oposição ao governo e assumem o posto com promessas de mudanças e soluções, acabam por sucumbir ao “puder” e acabam por pisar na bola, muitas vezes, em maior escala.
O que vivemos hoje é apenas o primeiro episódio da nova temporada.
Com o Batman morto, resta a nós, simples pagadores da conta, a tarefa de torcer pelos Coringas, Charadas da vida eliminar as Heras e Pinguins, e apoiar a Liga da Justiça a continuar e terminar a limpeza, fazendo justiça de verdade, para nós.

Anúncios