Campi SkinnerQuando Skinner elaborou sua teoria montando a famosa caixinha de vidro, jamais imaginou que o seu princípio seria usado virtualmente para analisar e controlar, não pombos ou ratinhos, mas pessoas, aquelas que ele queria estudar. Seu interesse era entender melhor o comportamento humano e não manipulá-lo, pudor que os marqueteiros, políticos e demais controladores dos nossos dias nem de longe possuem. E quanto mais de longe, melhor. Nossos passos, interesses, comportamentos são monitorados à distância por redes sociais, cartões de bancos, aplicativos criativos e que imediatamente se tornam imprescindíveis.
Se Skinner usava de recompensas e punições para comandar e condicionar a vontade de seus pombos, que bicavam botões para poderem comer, hoje damos bicadinhas nas telas, nos botões virtuais dos nossos tabletes, smartphones, para ganharmos nossos prêmios, a maioria que afagam o nosso ego.
Como quando parecemos sábios ao citarmos uma frase de alguém cult, ou postamos uma foto e recebemos diversas “curtidas”, comentários elogiosos.
Se o ratinho do Skinner apertava o botão ao ver a luz acesa e bebia água, hoje a gente descarrega toda ira represada ao ver a foto de um desafeto político, ou a notícia de algo que vai contra os nossos interesses. Interesses que parecem estar ficando coletivos e partidários. E condicionados. Viramos um bando de marionetes que age conforme a vontade escamoteada dos programadores, que se dividem em dois times: o Seu e os Contrários. Uma pinimba antiga, o eterno embate do Bem x Mal. Claro, quem está do seu lado é do Bem, os contrários, obviamente, do Mal.
Basta olhar com a necessária isenção para a caixinha de Skinner virtual, batizada por Facebook, para ter um painel do comportamento humano, dos seus desejos, carências, ódios, preconceitos, invejas, máscaras, partidarismos.
A notícia postada dizia: Nível de água do Sistema Cantareira cai e fica abaixo dos 12%. E os comentários polarizados, reflexo desse condicionamento:
– Paulistas, seus bobões, vcs não tem DEUS no coração, por isso ainda vão ser muito castigados. Vcs pensam que dinheiro é tudo, tenho pena de vcs.
– Quem pensa que é Deus é esse governador picolé de chuchu, que agora vem com multa pra quem gastar mais. Partido de fascistas de merda.
– Não é fácil governar com um santo tão incompetente como São Pedro.
– Culpa da Dilmocréia que não acredita em Deus e daquele Lulalau que só mete os nove dedos nos cofres públicos, bando de mensaleiros!!!
– E ainda por cima vai ter Copa???? Com que água????
– Sem reforma política não tem água que chegue!!
– Pior do que isso é o escândalo da Petrobras!! E ainda planejam construir um super porto no Uruguai, depois do de Cuba. Fora, comunas!!!
– Gente, mas o que tem a ver construção de porto no Uruguai, com mensaleiros, com fascistas, Copa do Mundo e a falta de água??? Não choveu, seca histórica, o nível baixou, o consumo é alto. Só falta dizer que foi porque a presidente da Sabesp torce para o Corinthians.
– Ela é corintiana??? Só podia!!

Anúncios